O que é Budo?

Budo Kanji

A palavra japonesa “budo” é composta de dois caractéres. Embora o caractere “bu” geralmente seja traduzido por “marcial“, os componentes originais desse ideograma tem o sentindo de “parar o conflito com armas”, o que implica, exatamente, restaurar a paz. “Bu” também pode ser interpretado como “ação de valor“, ” modo corajoso de viver” e “compromisso com a justiça“. Do significa o Tao ” o Caminho para a verdade” , “a Vereda para a Libertação”. Os dois conceitos se juntam para formar a palavra budo, ” o Caminho para ações de coragem e de iluminação“.

Escrito por John Estevens

A origem do ”budo” japonês é a arte marcial utilizada no passado as lutas corporais nos campos de batalha. É  muito remota a historia do ”budo”, que recua na história do período de mitologia divina (mais de 2.000 anos). Historicamente, nascida no Japão por volta do século X a classe de samurais e junto com ela a origem da arte marcial.

 

No decorrer da história influenciados pela sociedade e de limitações, a arte marcial se evoluiu com base no espírito de ‘’shobu’’(espírito marcial), criou um critério específico à busca do ensino através do ‘’bujutu’’(arte marcial), e esta sublimou ao ‘’budo’’. Depois da metade do século IXX até a presente data desenvolveu-se como cultura desportiva moderna, dando grande colaboração de grandes valores humanos.

 

No budo ensina-se com a aprendizagem da técnica, preparar-se fisicamente, purificar o espírito, aprender a respeitar aos outros; unificação de shin (espírito), ki (disposição) e riku (força); começa com saudação e termina com saudação, deve dar udo de si, cuidar da postura, comportamento, respeito, não ser arrogante na vitória, não ser invejoso da derrota, é exigida a vencer de si mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *